domingo, 19 de abril de 2015

O MELHOR BOLINHO DE ARROZ DO MUNDO


O bolinho de arroz era apenas mais uma iguaria trazida pelos japoneses, mas acabou se tornando um elemento da culinária brasileira. Num passado remoto, no Japão onde o arroz e o principal alimento, as sobras do almoço tornavam-se um complemento do dia seguinte, preparados de forma simples – amassados e fritos. Porém, neste país os bolinhos da sorte são feitos de arroz, assim como nas festas típicas servem um bolo de farinha de arroz com o prato principal.
Porém, esse bolinho como conhecemos tem sua origem reivindicada pelos italianos. Uma das possíveis origens do bolinho é o Arancini. Trata-se de um “primo” italiano feito com arroz arbóreo ou carnaroli, ou, melhor dizendo, com as sobras do risoto do último jantar. Típico da Sicilia, naquela região o bolinho é feito com o arroz moldado na mão como uma coxinha, bolinha ou mesmo como uma pirâmide e recheado fartamente – com carne, queijo ou o que mais a geladeira oferecer. Uma versão menos popular é levada ao forno em lugar de passar pela frigideira com óleo – perde em crocância, mas é mais saudável. 
Outra possível origem é a culinária portuguesa, que tem uma receita similar, que foi trazida para o Brasil e tornou-se um dos ingredientes da cozinha mineira e paulista.
Mas ignorando a origem, como se faz o melhor bolinho de arroz que você pode comer?
Para isso você precisa de arroz cozido, não importa se é sobra de ontem, sobra de risoto ou arroz fresco; também não importa se é arroz branco ou parboilizado. Separe uma porção que dê aproximadamente três xícaras de chá (de arroz já cozido). Em uma tigela bata a clara em neve de dois ovos, misture as gemas, cheiro verde picado, um tablete de caldo de galinha e 200 ml de leite. Mexa até que o tablete se dissolva, acrescente o arroz, misturando bem e vá acrescentando trigo até a massa ficar no ponto de bolinhos.
Agora é só fritar e se deliciar. Para que a fritura fique boa (sem estar gorduroso), não economize no azeite. Os bolinhos precisam boiar na gordura para ficarem sequinhos.
Obs. Quanto menor ficar seu bolinho mais fácil será de fritar e mais gostoso de servir.
Bom apetite.

PROPORÇÃO:
- 3 xícaras (de chá) de arroz cozido;
- 1 tablete de caldo de galinha;
- Uma porção (Um maço) de cebolinha e salsinha verde;
- Um copo de 200 ml de leite;
- aproximadamente 2 xícaras de farinha de trigo;
- Sal e pimenta de acordo com seu paladar.

RENDIMENTO: uma porção para três pessoas.

Um comentário: